quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Curitiba..uma cidade pra se viver


Eu sempre gostei de Curitiba mas há pouco tempo atrás me dei conta de que, apesar de tê-la visitado algumas várias vezes, não conhecia quase nada dessa cidade. Passei por lá incontáveis vezes para ir para algum outro lugar, ia visitar um ex-namorado mas também não fazíamos muita coisa.

Passei o feriado com umas amigas lá..e foi delicioso.

Os parques são muito agradáveis além de menos lotados que os de São Paulo (como o Ibirapuera). O Parque Barigüi tem um lago onde se pode andar de pedalinho (pena que afila estava muito grande), um gramadão onde passamos a tarde deitadas e ainda um barzinho bem simpático à beira da água. O Tanguá tem paisagens simplesmente lindas, sobretudo considerando que está em uma grande cidade..é bom ver uma cachoeira, árvores, flores!Um refúgio. O Tingüi tem cara de esportes mas é bom também para um desncasozinho no fim da tarde (mas dessa vez sem toalha no chão, má experiência no Barigüi).

Nunca tinha ido ao Jardim Botânico e confesso que achava que era maior (aquela velha impressão de que as coisas são tão enormes quando vemos em fotos, me aconteceu isso com a Esfinge); mas ainda assim gostei, o lugar é bem bonito, mas como tem muito turista não fica muito com cara de parque.

A Ópera de Arame eu já conhecia (fui ver um festival de dança uma vez) à noite; de dia ela é ainda mais imponente. A impressão é de um esconderijo guardado pelas águas e pela linda paisagem florestal ao redor. A homogeneidade da estrutura emana harmonia, simetria...agradável aos olhos. Algo que percebi (e que talvez seja viagem minha) foi que não se pode ir de salto devido aos vãos do chão..gostei..exige simplicidade.

.........

A Avenida Batel é algo como Vila Olímpia com Vila Madalena. Várias opções para a noite de botecos à baladinhas. E o melhor é que é possível percorrê-la toda até escolher..e caso fique em dúvida...faça-o de novo.

Há diversas opções: música ao vivo, baladinha, bar, restaurante temático, bares temáticos (como o Soviets, um bar de vodca ao qual achamos melhor não ir..rs...melhor lembrar da noite toda).

No primeiro dia não queríamos ficar sentadas em barzihno mas não achamos muitas opções, aparentemente a única era o James, um bar GLS freqüentado por todo tipo de público; mas as meninas não quiseram ir então só jantamos num restaurante mexicano bem gostoso e fomos para casa.

No dia seguinte almoçamos em um japonês (delicia!! E barato! Inevitável a comparação com o custo de vida paulistano :^( e jantamos uma boa lasanha que a mãe da Laura tinha nos mandado. À noite fomos pra Batel de novo e entramos em um bar-balada com pop-rock ao vivo. Legal.

........

Ótimos dias passados entre amigas...aquelas de infância..que mesmo longe estão junto.

Já pensei em um dia morar por esses cantos.Tenha a impressão de que as pessoas vivem mais lá (não de longevidade mas talvez intensidade).Adoro São Paulo, amo mesmo de paixão..mas tenho pensado ultimamente que acho que queria um tempo, férias! Quem sabe...

Um comentário:

Unknown disse...

impressionante como vc consegue escrever tudo oq a gente pensa..ou oq eu penso.
adorei o texto e é tudo verdade! hahaha..
belos dias em curitiba!
Beijao